terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Uma visão, três olhares – o futuro da ABUB

Reinaldo Percinoto Jr., Secretário Geral


“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. Evangelho de Mateus, cap. 6, versos 9 e 10


Durante o segundo semestre de 2010, tendo como base o documento “Pedras Vivas” – prioridades da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (CIEE) até o ano de 2020, com a colaboração de um trabalho formidável realizado pelo casal de ex-abeuenses René e Sarah Breuel, que nos ajudaram a formular um retrato atual da ABUB por meio de 80 entrevistas com estudantes, obreiros e profissionais (do Brasil e do exterior), e com o apoio fundamental da oração de muitas pessoas, começamos o esforço de aprofundar nossa visão ministerial para a próxima década.

"Estudantes que formam comunidades de discípulos, transformados pelo Evangelho e que impactem o mundo estudantil, a igreja e a sociedade para a glória de Cristo". Essa é a visão da ABUB, em consonância com a CIEE, para os próximos 10 anos!


Cremos que esta visão vem de Deus, pois ele tem nos mostrado estudantes que se encontram com Jesus e causam um impacto no mundo que os rodeia. Esta visão para o futuro também nos ajudará a nos concentrarmos em nossas prioridades, evitando a distração com temas secundários.

Falando em prioridades, também fizemos um exercício para “abrasileirar” um pouco mais as que foram apresentadas no documento da CIEE. Assim, após definir nossa visão trabalhamos três prioridades básicas que serão os “óculos” do movimento nos próximos anos. Óculos? Sim, pois nos permitirão, com a graça de Deus, perseguir e pôr em prática a visão que formulamos!

As três prioridades serão: “comunicar o evangelho de Jesus Cristo”, “fortalecer a formação de estudantes e obreiros” e “construir suporte econômico sustentável”.

Os estudantes continuarão a ser os protagonistas principais na comunicação criativa e clara do evangelho de Jesus Cristo, desencadeando com suas palavras e suas vidas o surgimento e fortalecimento de comunidades, comunidades de discípulos – seguidores que palmilham os passos do Mestre. Homens e mulheres transformados, não por uma idéia ou ideologia, mas por um relacionamento! Relacionamento com Aquele que é o próprio Evangelho, Aquele que é a materialização de uma boa notícia: o Reino de Deus chegou entre nós! Nas palavras de N.T. Wright: a boa notícia de que o futuro de Deus pode se tornar real no presente.

E esse relacionamento faz surgir uma nova humanidade. Um povo que deseja agora ver os sinais deste novo Reino em todo canto. Gente que não consegue mais se acomodar, e luta para impactar o mundo estudantil, a igreja e a sociedade, contribuindo ativamente para aplacar a sede do mundo por justiça, por comunhão com Deus e por relacionamentos sadios!

Para vermos esse Evangelho transformador revolucionando a vida de nossos estudantes e sendo compartilhado com outros é importante investirmos na formação. Deles próprios e daqueles que terão a responsabilidade de pastoreá-los e assessorá-los na execução desta tarefa sublime – nossos assessores e obreiros.

E a sustentabilidade econômica aparece como um ingrediente a mais nessa receita toda, sendo um meio para ampliarmos nosso quadro de “pastores” e “especialistas”, que por sua vez poderão contar com melhores condições para se dedicarem à assessoria dos nossos missionários por excelência: os estudantes.

E por fim, qual nossa motivação essencial? Qual nossa busca mais intensa? Certamente deve ser a promoção do Nome de Cristo, não o nosso. A realização da vontade de Deus, não a nossa. A concretização do Reino de Deus, não o nosso. Em uma expressão, deve ser a busca visceral e radical da glória de Cristo!

Que assim seja. Agora, na próxima década e até o fim.

0 comentários:

Postar um comentário