Parte I
Aqui em João 4 temos importantes exemplos praticos de caminhada e conduta para aqueles que desejam no seu intimo amar a Deus, amar ao próximo e ao distante também!
Jo 4:1-15.
A narrativa de João nos conta que Jesus e seus discípulos sairam da Judéia com destino à Galiléia, e fizeram uma parada em Samaria. É aí onde tudo começa!
(Versao: Almeida revisada)
3* deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
4* E era-lhe necessário passar por Samária.
5* Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José;
6* achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta.
7* Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8* Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9* Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? {Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.}
A primeira implicação desse texto está no seu contexto. Jesus e cia. estavam ao sul de Israel(Judéia) e iriam para o norte(Galiléia) e entre as duas regiões havia a província de Samaria, terra onde a hostilidade, agressão e inimizade tinha crescido durante séculos. Havia um ódio histórico entre judeus e samaritanos alimentado por disputas territoriais, políticas, diferenças religiosas, costumes, raça e todo tipo de diferença que um povo pode criar para tentar distinguir-se o máximo possível um do outro! Algo ainda mais implicante é o fato de que Jesus poderia ter escolhido outras duas opções para chegar ao norte sem ter que passar por Samaria!
Ele poderia escolher o caminho que margeava o rio Jordão, um caminho agradável e ventilado e evitava o caminho pedregoso, árido, acidentado sob o sol forte e calor escaldante de Samaria, ou então ele poderia ter ido pelo litoral mediterrâneo pelo vale de Saron, outro caminho agradável, e depois subir as montanhas e já descer na Galiléia. Realmente o caminho menos indicado geograficamente foi aquele que Jesus escolheu. Por onde judeu nenhum deveria passar. Sabemos que essa viagem não foi de avião na primeira classe com escala em Samaria. Nem tampouco estavam indo cada um em sua Harley-Davidson com seus cabelos ao vento como um grupo de motoqueiros imponentes das estradas e que tiveram que fazer uma parada pra molhar a garganta naquela região! É possível que essa jornada tenha sido a pés mesmo. Mas então será que ninguém sabia dos caminhos alternativos? Não tinham GPS?
Porque o texto diz que era necessário passar por Samaria? Observemos bem o verso 4 quando usa o pronome “lhe”, “Era-lhe necessário”. Era algo pessoal, inerente a Jesus que não o deixava indiferente diante do rancor e amargura entre os povos. Ele não estava nem aí pro que iam pensar ou falar, Ele não estava ali por acaso ou de passagem, mas para anunciar o Reino de amor e salvação a pessoas que estão a beira ou no fundo do poço! É interessante ler no verso 6 que Jesus estava CANSADO e sentado na beira do poço na hora sexta dos judeus que para nos se dá por volta de meio-dia. Contextualizando para a nossa realidade, dificilmente quando saímos da escola,faculdade ou trabalho nos importamos com quem esta em nosso caminho pois é a hora do almoço ou a hora do rush e estamos cansados demais para dar atenção a alguem que esteja mais sedento,mais faminto e até mais exaustos do que nós, tanto no sentido físico quanto espiritual.
Claro que vamos escolher os melhores atalhos pois queremos chegar logo ao nosso destino o quanto antes e saciar a noooossa vontade, “Samaria” que se vire eu nem os conheço mesmo,afinal tenho a minha religião, meus costumes, minha agenda, minha vida! Cada um por si e Deus por todos! Onde é Samaria pra você? É o horário do intervalo no ambiente estudantil,pois “só preciso descansar a mente para a proxima aula, estou off-line”? É o seu ambiente de trabalho, pois “aqui só tem cobra criada e tudo que eu quero é ir logo pra casa ao fim do expediente e receber minha grana fim do mês”? É a sua igreja, pois “só tem fofoqueiro, e gente errada querendo ser um mais santo que outro”? É a sua casa pois "nao dá mais pra conviver aqui dentro todo dia tenho que olhar pras mesmas expressoes e escutar as mesmas ladainhas"? É a sua cidade pois “está cheia de lixo humano em toda esquina e eu não suporto mais ver essa porcaria, quero me mudar, respirar outro ar...”?Onde estão as pessoas com quem você tem menos afinidade ou tem alguma afronta?
Olhemos entao para as Samarias que estão sim em nosso caminho e peçamos ao Senhor Jesus a sua coragem, ousadia e sobre tudo o amor que ultrapassa as barreiras da frieza e egoismo que cultivamos vez por outra em nosso "corasolo" duro e seco!
Que sejamos abençoados entendo o propósito de existir e ser!
Abraços e ósculos fraternos...
-
Almir Malheiros.
'As bençãos acontecem nao porque tentamos mais uma vez, mas pelo fato de nunca desistir, nunca deixar de acreditar...'
0 comentários:
Postar um comentário